Xulezinho Calçados

Case Xulezinho Calçados

Após uma grande crise econômica na cidade de Mariana, o case da Xulezinho Calçados exemplifica bem a necessidade de reposicionamento da marca.

O primeiro passo foi o desenvolvimento do Plano de Comunicação, que é uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela organização, visando maior grau de interação com o ambiente. Trata-se de um processo contínuo durante o qual é definida ou revisada a missão da empresa, a visão de futuro, os objetivos e os projetos de intervenção que visam à mudança desejada. Desta forma permite que todos os esforços realizados, em qualquer área, tenham unidade e sejam coerentes com o objetivo único de obter um desempenho superior. Tal propósito constitui-se como a principal meta de um planejamento estratégico. É, portanto, um processo que apresenta os caminhos a seguir, de modo mais eficiente, com a melhor concentração de esforços e recursos ao decidir antecipadamente o que fazer, de que maneira fazer, quando fazer e quem deve fazer, para o alcance de uma situação desejada. Desta forma, resulta na otimização do relacionamento da organização com o ambiente externo e no consequente incremento da sua atuação no mercado em que opera, com ganhos de resultados qualitativos e quantitativos.

A partir de então, o Plano de Comunicação foi implantado e acompanhado de forma sistêmica, por meio do desenvolvimento de ações como:

  • Desenvolvimento de novo logotipo
  • Desenvolvimento de campanhas publicitárias e ações voltadas para a Páscoa, Dia das Crianças, Férias e Voltas às Aulas, Natal, entre outras.
  • Comunicação Integrada, que consiste na execução de ações de comunicação interna e externa, por meio de mídias convencionais e marketing digital.
  • Design Gráfico
  • Gestão de Mídias Sociais
  • Desenvolvimento de Website

A Empresa

A Xulezinho Calçados é uma empresa no seguimento de calçados infantis sediada na cidade de Mariana, em Minas Gerais. A empresa possui quase 30 anos de experiência no setor, porém percebeu que seu crescimento e o cenário atual, trouxeram um novo desafio de comunicação com os clientes.

Trabalho realizado

Revitalização de logotipo

Além de ser uma empresa com décadas de funcionamento a marca não passou em nenhum momento por uma atualização.

A ideia foi criar um novo logotipo, que dialogasse com seu público alvo. O personagem também foi revitalizado e ganhou novos “amiguinhos”, e com a Turma dos Xulezinho foi possível interagir ainda mais com as crianças.

Abaixo veja o antes e depois.

Xulezinho Calçados

Marca antiga usada pelo cliente

Elaboração da “Turma do Xulezinho”

Foram criados personagens para criar empatia com o público, o personagem principal é o Xulezinho, que saiu da marca e passou a ser um mascote. Esses personagens foram pensados para compor elementos suficientes para a elaboração das revistinhas, além de permitirem uma variedade maior das peças gráficas usadas.

A ideia central dos personagens, é que o “Xulezinho” teria amigos reais e cada um destes teria um amigo imaginário. Além disso, houve uma preocupação em representatividade, tendo personagens de outros gêneros e etnias.

A Turma do Xulezinho foi tão aceita, que acabou virando uma revistinha com jogos infantis, distribuída gratuitamente nas lojas.

Criação do site

A empresa não possuía um site institucional, usando somente a uma página no facebook (https://www.facebook.com/xulezinhocalcados)  para a comunicação com os clientes, que até então era utilizada apenas para postagens de fotos de produtos. A Sala de Ideias desenvolveu então um website www.xulezinhocalcados.com.br, onde a os clientes tinham acesso à informações, produtos, a resvistinha era disponibilizada para download e também, uma aba para contato.

O projeto previa também a possibilidade futura de ser um e-commerce para a venda de calçados, artigos e acessórios. Abaixo o layout aprovado pelo cliente:

Site Xulezinho Calçados

Site Turma do Xulezinho

Campanhas

Xulezinho Calçados

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Gostaria receber nossos conteúdos de forma gratuita?