Usando a pesquisa do Google para atrair pessoas para seu site.

Postado por Thiago Dias em 14/nov/2017 - Sem Comentários

Sabia que há uma forma de aparecer nas primeiras páginas na pesquisa do Google. O Google é motor de busca que se tornou o principal método para pesquisas de sites e conteúdos na Internet. Sites profissionais são melhores posicionados (rankeado)? A resposta é sim, ter um site estrutura de forma correta pode ajudar nesse ranking e com isso o Google encontrá-lo. Duvida?

Aqui vão quatro fatos sobre a quantidade de pesquisas no Google:

  1. No ano em que o Google oficialmente foi lançado, 1998, os usuários faziam cerca de 500 mil pesquisas por dia.
  2. Em 2016 eram feitas mais de 2,3 milhões de buscas no Google em apenas 1 segundo.
  3. Em média 100 bilhões de pesquisas são feitas por mês.
  4. Para cada uma dessas buscas, o Google analisa até 200 fatores diferentes para te entregar o melhor resultado no ranking. Tudo isso em um tempo médio de 1/8 de segundo.

Para melhorar o posicionamento de um site nas buscas existe um conjunto de técnicas chamada SEO. SEO é a sigla para “Search Engine Optimization”, que significa “otimização para mecanismos de busca”, ou otimização de sites.

As técnicas são capazes de colocar um site na primeira página, quando bem utilizadas, em alguns dias ou semanas. Listarei parte delas que podem ajudar nisso, não entrarei na parte técnica (códigos e afins).

  1. Conteúdo organizado para o leitor
  2. Tenha um layout amigável
  3. Melhoria nas páginas ou fora delas
  4. Divulgação
  5. Escolha de palavra-chave

Conteúdo organizado e de qualidade para o leitor

Quantas vezes você fez uma pesquisa e o resultado não era bem o que procurava, às vezes por erro, ou por desorganização do conteúdo. Sim o posicionamento da página tem a ver com a organização de seu conteúdo, esse método do Google é para privilegiar os bons produtores de conteúdo, além de cumprir com o princípio básico deles: responder as perguntas de maneira rápida.

Um dica é planejamento, estruture seu artigo, use títulos, subtítulos e parágrafos. O web designer que estiver trabalhando no projeto poderá criar uma página muito mais organizada e isso é melhor processado na pesquisa.

Outra dica é produzir um conteúdo com boa qualidade. A qualidade poderá transformar o casual leitor, em um fiel que buscará mais vezes informações no seu site. O tempo que alguém fica na página é considerado, representa que por algum motivo a pessoa encontrou o que procurava e isso melhora o posicionamento do site. Existem alguns estudos que você terá poucos segundos para prender a atenção do leitor, então revise, planeje e publique quando sentir que o texto é de uma boa qualidade.

Um texto de qualidade garante que ele seja atrativo o suficiente para prender a atenção do leitor em poucos segundos ?

Tenha uma layout amigável

Ter um layout bem trabalhado, com as tecnologias bem aplicadas ajuda também na melhoria. Um design bom precisa de uma série de recursos, são eles:

  • Um layout responsivo
  • Rápido carregamento do site
  • Hierarquização das informações
  • Evitar muitos links para acessar conteúdo, evitando muitos cliques

Esses são alguns princípios básicos para uma boa compreensão do conteúdo por algoritmos e mecanismos do Google. Um layout só é responsivo, se, é acessível em todos os dispositivos possíveis: computadores, tablets e celulares. Teste seu site é responsivo ou não para celulares, entre no Search Console do Google e realize o teste.

Melhoria nas páginas ou fora delas

Melhorias nas páginas (SEO On-page)

São todas as técnicas dentro da página, relacionados com a otimização do conteúdo do site.

Um título otimizado com as palavras-chave é um bom exemplo de técnica.

Outra técnica são as URLs amigáveis: ter as palavras-chave nos links é interessante para a melhoria no rankeamento.

Exemplos:

Url não favorável

http://exemplodesite.com.br/?id=3982109cvd7xahjg8ER32

Url favorável

http://exemplodesite.com.br/exemplo-de-url-favoravel

Vale lembrar que a segunda, por ser mais intuitiva, ajuda ao leitor decidir também se o link é uma boa aposta para sua pesquisa. Nos exemplos acima, caso o leitor estivesse pesquisando exemplos de URL favoráveis, provavelmente clicaria na segunda opção.

Se você usa uma plataforma de gerenciamento de conteúdo, (WordPress, Joomla ou outra qualquer) é importante descobrir como ela coloca os links de forma mais favorável.

É importante tentar casar as palavras-chave com uma hierarquia de cabeçalhos, títulos e subtítulos também. Essas palavras-chaves são incluídas no código da página e são importantes para os robôs da Google melhorar a posição.

Fazer um resumo do conteúdo da página é interessante, em conjunto com um web designer. Diga a ele que esse resumo é uma meta descrição, ele saberá como colocar essa descrição no código. O resumo precisa ter no máximo 160 caracteres para aparecer no Google sem serem cortadas.

Melhorias fora da página (SEO Off-page)

Primeiramente é importante pensar em parcerias, outros sites ou blogs que podem inserir o link (lembre-se de ser uma URL amigável) do site.

O SEO Off-page são os direcionamentos dos links para a sua página colocados em outros sites da internet.

Esta estratégia melhora o acesso ao seu site, além de ser capaz de atrair pessoas que estejam navegando através de outros sites para o seu. Uma dica importante é colocar, ou pedir que coloquem seu link em sites que tenha também conteúdo relacionado com o seu.

Estratégias Off-Page:

Nas redes sociais compartilhe os links em sua página e em grupos de conteúdo afim à temática de seu artigo. Divulgue também em postagens de outros blogs ou em fóruns da internet. O link inserido pode levar para um assunto com o mesmo contexto dos comentários ou respostas.

Divulgação

Pense como pode divulgar seu conteúdo, uma estratégia é compartilhando nas redes sociais. Definir seus principais canais de comunicação para divulgação do link e acesso é muito importante e pode ajudar na busca por novos leitores para o seu conteúdo.

Muitos produtores de conteúdo deixam nos sites deles um campo para inscrição dos correios-eletrônicos para malas-direta, normalmente o termo usado é Newsletter. Pense, pesquise, elabore as estratégias.

Escolha de palavra-chave

A escolha de bons termos chave a serem destacados na primeira página é essencial para o aumento de conversão e leitores nas páginas. Isso exige uma boa prática, estudo e comparação. Para isso sugiro que anote, eu uso a versão do Astah e faço um mapa mental, mas papel e caneta serve também. Decida primeiro quais você acha serem boas palavras-chave, anote-as. Logo após faça a seguinte análise uma-a-uma delas.

  1. Analise a pontuação (DA) Significa Domain Authority (autoridade do domínio) e (PA) Page Authority (Autoridade de Página). Essa análise é importante para você saber qual o nível de concorrência estará enfrentando durante esse trabalho. A pontuação fica entre 1 e vai até o 100, pontuação máxima do Moz usada para medir a relevância de uma página. Para testar as pontuações de um site, baixe a ferramenta MozBar(gratuita) e instale no seu navegador. Com ele poderá analisar as pontuações de cada palavra-chave e ver a relevância com o conteúdo proposto;
  2. Palavras-chave referenciadas no conteúdo, e o conteúdo de preferência extenso.
  3. Busque uma boa relação velocidade carregamento x design x número de palavras. Ter um bom conteúdo, que carregue rápido e bem organizado te premiará.
  4. Data de publicação do post, quantidade de comentários e ações para as redes sociais. Analise o engajamento de concorrentes, saber quais palavras-chave estão levando as pessoas aos sites visitados, pode relevar como escolher os termos certos.
  5. Repita esses passos, analise de forma incessante. Acredite seu concorrente faz isso!

 

 

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: